terça-feira, 31 de julho de 2012

Resenha X-Men Origins: First Class


Diferentemente da minha primeira resenha, essa não vou poupar spoilers por se tratar de um filme feito a muito tempo, logo, levarei em consideração que todos que estão lendo já viram o filme citado.

Outro ponto dessa resenha é de reforçar a idéia de releitura de diretor para filme e adaptação para filme com base, nesse caso, nos quadrinhos, onde vou explicar por que o filme X-Men: First Class é um filme de releitura do diretor Matthew Vaughn (lê-se mefil vougan) assim como, eu não considero um bom filme de quadrinhos, nem como adaptação e nem como releitura do diretor.

X-Men Origins: First Class



Vamos começar com a comparação entre os personagens da obra, história em quadrinhos, e os personagens do filme e como impacta na trama em si.





First Class original
*Darwin original
Segundo o histórico do catálogo de personagens da Marvel Comics, X-Men first class trata-se da primeira formação de alunos mutante cadastrados na Escola para Jovens Superdotados do Professor Charles Xavier, localizado em Westchester, EUA. Essa primeira formação teve como alunos, na ordem de cadastro da escola, Jean Grey, Scott Summers, Robert Drake, Warren Washington III e Henry McCoy. Por bastante tempo, o professor Xavier investiu em métodos de como melhor ensinar a seus primeiros alunos a se adaptarem aos seus poderes e se defenderem de pessoas que os temem por serem mais do que simples humanos. Sendo assim, foi estruturado do que são chamados hoje nos quadrinhos de os X-Men originais, por serem os primeiros de um legado, e até hoje estão inseridos nas histórias atuais, moldando todo um universo de eventos. 
**Angel Salvadore original
Na versão para cinema, a primeira classe de mutantes é composta por Angel Salvadore**, Alex Summers, Henry McCoy, Harvey Darkholme, Sean Cassady e Darwin. Primeiramente, a escolha desses personagens foi feita de maneira aleatória, numa tentativa de torna-los mais importantes do que o contexto apresentado pela trama, uma vez que, nos quadrinhos, apenas fizeram parte de uma trama completamente diferente, que tem um significado historicamente mais coerente, do que a apresentada no filme. Vou partir dos personagens mais iconicamente alterados que leva a entender problemas de escolha, como, redução de custos. O mais importante é o tal Armando Muñoz, codinome Darwin*. Não levando em consideração o preconceito intelectual do personagem devido à situação imposta a ele por mim, mas, como que uma pessoa que se impõe conhecedor dos conceitos de evolução de Darwin consegue ter atitudes de uma criança inconsequente sendo, que aparentemente, ele é mais velho da turma? E como colocam o Darwin com rosto e negro? Nos quadrinhos é pálido e sem um rosto definido e não tem nome, apenas se intitulou Darwin por ser uma pessoa em constante evolução, tanto intelectual quanto no que diz a seus poderes de adaptação. E o personagem aparece nos quadrinhos apenas para explanar um contexto de o verdadeiro aluno de primeira turma secreta do professor Xavier, revelando que a primeira turma citada não é a formada por Ciclope e companhia, causando o impacto do primeiro desapontamento de Xavier como professor. Outro ponto a ser mencionado é a do próprio Xavier, onde mostra nesse filme que ele, primeiramente, tenta ser um tutor ainda jovem, não em uma idade adulta, onde seria mais coerente e apresentaria melhor um contexto, sendo que nos quadrinhos, professor, não teria um espaço de tempo tão grande para formar as próximas turmas de mutantes e, tão pouco, expandir o seu universo de mutantes combatentes do racismo. Nos quadrinhos, todo o conhecimento em táticas militares, vem de sua experiência como comandante das forças armadas e possivelmente, inicializador do projeto Arma X, antes mesmo do projeto tomar rumos armamentistas. 

Por esses dois motivos, esse filme First Class, falha em muitos outros pontos, como adaptação dos quadrinhos para o cinema e mais ainda, como continuação da própria saga iniciada no cinema, pelo diretor Bryan Singer. Primeiro furo começa entre com a relação entre Mística e Professor Xavier. Se eles são irmãos, como foi mostrado em First Class, por que então em X-Men – o Filme ele se quer sabe da presença dela? Ou como o Wolverine, mesmo com a memória perdida, nem reconhece o odor do Xavier ou do Magneto? Ou por que nem o próprio Magneto faz comentários sobre ele ter recusado a primeira oferta de entrar para a Irmandade? O Segundo furo tem haver tanto com os quadrinhos, quanto com o filme, que é como Ciclope. O seu irmão Alex foi o primeiro X-Men, logo o incidente que leva o Ciclope para a escola NUNCA deveria ter acontecido, devido a, primeiro:o ataque do Dentes de Sabre em Wolverine, onde os eventos desse se passa depois de First Class ou não, pois temos uma Mística mais nova que no filme First Class, ou pelo fato de já que o irmão era um mutante, o Scott Summers já deveria ser um aluno da Escola. 

Acredito que realmente, depois disso tudo, é mais do que qualquer desculpa para se dizer que esse filme First Class, assim como toda a franquia X-Men, é uma desonra a obra. Não há respeito aos personagens, não há respeito nem com a cronologia imposta pela própria FOX, que é o Studio detentor de toda franquia da marca.

Entretanto, por se tratar de First Class, já que ele não incorpora nada de nenhum dos dois universos descritos aqui, pode-se levar a entender que esse filme caia em duas categorias, que são de: reboot, onde a trama volta para a origem da obra recontando de outro jeito respeitando as características dos personagens da obra original, e filme de releitura do diretor, onde ele faz uma interpretação do que ele entendeu do universo da obra e o faz do seu jeito. Caindo nesses requisitos, passa a ser desconsiderado tudo o que eu relatei anteriormente, pois entra como desculpa como ressuscitação da franquia nos cinemas, o que seria uma visão interessante, uma vez que, existe um universo alternativo dos mutantes na Marvel, denominado Ultimate, onde o mais ousado da situação é que o escritor colocou o amado Colossus, como personagem homossexual e o Wolverine como o assassino frio e calculista do Magneto.

Se a Fox parar de bobagem e admitir logo que First Class é um reboot, o filme passa a ter outros bons olhares, se levarmos em consideração do contexto histórico político-social de mundo, que é fantástico, a idéia de implementação das cores nos uniformes dos personagens, que não foi usado na franquia do diretor Bryan Singer, retratação do figurino de moda da época e o enredo fechado onde a trama é bem resolvida entre Xavier e Magneto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário